7 de junho de 2020:
"Imunidade de grupo é a proteção indireta de uma doença infecciosa que ocorre quando uma população está imune através da vacinação ou através da imunidade desenvolvida por infecção anterior"
https://web.archive.org/web/20201023051029/https://www.who.int/news-room
13 de novembro de 2020:
"Imunidade de grupo é um conceito utilizado para a vacinação, em que a população pode ser protegida de um certo vírus se um determinado patamar de vacinação for atingido. A imunidade de grupo é atingida protegendo as pessoas de um vírus, não as expondo a elas".
https://web.archive.org/web/20201124094747/https://www.who.int/news-room/q-a-detail/coronavirus-disease-covid-19-serology
Dezembro de 2020:
"As vacinas treinam o nosso sistema imunológico para criar proteínas que lutam contra doenças, conhecidas como 'anticorpos', assim como aconteceria quando estamos expostos a uma doença, mas - fundamentalmente - as vacinas funcionam sem nos adoecer. As pessoas vacinadas ficam protegidas de apanhar a doença em questão e transmitir o vírus, quebrando as cadeias de transmissão ”.
https://allswritewiththeworld.medium.com/why-did-the-who-alter-its-definition-of-herd-immunity-d701abeb5a77
24 Jan 2021 um artigo do Polígrafo diz:
Atualmente, na página da OMS explica-se que “imunidade de grupo é a proteção indireta de uma doença infecciosa que acontece quando a população é imune graças a vacinação ou imunidade desenvolvida por infeção prévia. A OMS apoia o alcance da imunidade de grupo pela vacinação, não permitindo que uma doença se espalhe por qualquer segmento da população, pois isso resultaria em casos e mortes desnecessárias”.
https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/oms-alterou-o-significado-de-imunidade-de-grupo-para-nunca-haver-imunidade-a-covid-19
Janeiro 2022:
"Quando alguém é vacinado, fica muito provavelmente protegido contra a doença em causa. Mas nem toda a gente pode ser vacinada. As pessoas com patologias subjacentes que enfraquecem o seu sistema imunitário (tais como cancro ou VIH), ou que tenham alergias graves a alguns componentes da vacina, não deverão ser vacinadas com certas vacinas. Mas essas pessoas podem ficar protegidas, se viverem entre outras que estejam vacinadas. Quando houver muitas pessoas vacinadas na comunidade, o agente patogénico tem dificuldade em circular, porque a maioria das pessoas que encontra estão imunizadas. Por isso, quanto mais pessoas forem vacinadas, menor a probabilidade de as pessoas que não podem ser protegidas pelas vacinas correrem o risco de ficarem expostas aos agentes patogénicos perigosos. A isso chama-se imunidade de grupo.
Isso é especialmente importante para as pessoas que não só não podem ser vacinadas, mas podem ser mais suscetíveis a doenças para as quais existem vacinas. Não existe nenhuma vacina que confira 100% de proteção e a imunidade de grupo não confere total proteção às pessoas que não podem ser vacinadas com segurança. Mas com a imunidade de grupo, essas pessoas terão um considerável grau de proteção, graças às outras da comunidade que são vacinadas.
As vacinas não só protegem as pessoas que as recebem, mas também as pessoas da comunidade que não podem ser vacinadas. Quem puder, deve ser vacinado. "